Desporto e Natureza

Área de Projecto 12ºB – Colégio da Imaculada Conceição – 2007/2008

Diário de Bordo

  • Encontra-se disponível para download todo o Diário de Bordo na coluna à direita.

Dia 3 de Junho

Foi este o ponto alto do ano, com a apresentação pública do nosso projecto!

Toda a informação deste dia aqui.

Dia 1 de Junho

Neste dia – apesar de ser domingo – passámos todo o dia (entenda-se de manhã até à noite!) em casa de um dos elementos do grupo com o intuito de preparar a apresentação final do nosso projecto, marcada para o próximo dia 3. Concebemos um power point com dezenas de slides, assim como vários vídeos retratando todos os momentos que marcaram o nosso projecto.

  • Dias 26, 29 e 30 de Maio

Ao longo de todos estes dias, trabalhámos continuamente na construção do Circuito de Manutenção, assim como vamos preparando a apresentação final do nosso projecto.

Sucintamente, nestes dias:

– Construímos as estações nº 3, 4, 5 e 6 (ficando a faltar concluir a nº5);

– Levantámos a encomenda na gráfica correspondente ao vinil (tipo autocolante), tendo depois de manualmente colar todo o vinil em cada uma das 9 placas informativas e por fim colocá-las no circuito.

  • Dias 21, 22, 23 de Maio

No dia 21 mesmo não tendo aula da disciplina de Área Projecto, dia 22 mesmo sendo feriado nacional e no dia 23 estivemos a trabalhar na construção do Circuito de Manutenção! Mais informação aqui

  • Dias 15 e 16 de Maio

As placas de alumínio já chegaram, faltando agora apenas mandar imprimir o conteúdo a aplicar nas placas, o que será feito no próximo dia 19. Aproveitámos também para delinear a apresentação final pública do nosso projecto, decidindo tudo o que pretendemos falar.

No dia 16, optámos por continuar a construção do Circuito de Manutenção, com a colaboração do Sr. Eduardo Vieira – trabalhador da escola – que se mostrou bastante prestável.

Aqui poderá saber mais sobre este dia de trabalho.

  • Dias 8 e 9 de Maio

Estes dias foram de intensos contactos, via-telefone, e-mail e/ou pessoalmente. Foram dados alguns passos importantes com vista ao objectivo final do nosso projecto. Assim, estivemos algum tempo à conversa com o Administrador da nossa escola – Sr. Eduardo Panão – de forma a apresentarmos o projecto final dos placares e o respectivo orçamento de impressão. Como a gráfica apenas imprimi o material vinil, tivemos que encomendar as placas de alumínio à parte.

  • Dias 1 e 2 de Maio

Além de ser feriado dia 1, dia 2 a nossa escola faz “ponte”, daí não termos aulas de Área Projecto esta semana. No entanto, em trabalho extra aula, já obtivemos um orçamento de um gráfica que tencionamos apresentar à Direcção da escola na próxima semana. Além disto, vamos tentar encontrar-nos durante estes dias para continuar a dar forma ao nosso Circuito de Manutenção!

  • Dia 24 de Abril

Neste dia, apostámos na divisão de tarefas! Assim, o elemento Mário Correia deu o toque final ao projecto dos placares; os elementos Rui Santos e Gonçalo Martins trataram de contactar uma gráfica com vista à impressão dos placares e os elementos Ana Lourenço e Luís Valença iniciaram a preparação da apresentação pública final do nosso projecto!

Nota: No dia 25 não tivemos aula visto ser Feriado Nacional.
  • Dia 17 e 18 de Abril

Esta semana, o nosso grupo esteve desfalcado de três elementos que se encontravam a realizar os Pré-Requisitos para o curso de Desporto! Não é por acaso que temos um projecto que envolve esta área! Mesmo assim, o elemento Mário Correia esteve presente nas aulas e, depois de algumas opiniões, modificou um pouco o projecto dos placares, tornando-os mais profissionais e simultaneamente apelativos.

  • Dias 10 de Abril

Mesmo com as condições climatéricas a acusarem um dia com alguma chuva, o que dificultava o trabalho no terreno, aproveitamos esta tarde para dar continuidade ao trabalho iniciado no dia 5. Desta vez com todo o grupo presente, trabalhámos na estação número dois, sendo que a principal estrutura ficou praticamente finalizada. Realmente dá gosto ver o nosso Circuito de Manutenção a ganhar forma após uma tarde de trabalho!

Nota: no dia 11 não houve aula pois deslocámos-nos ao norte de Espanha numa Visita de Estudo.
  • Dias 3, 4 e 5 de Abril

Nestes dois dias, já no 3º e último período do ano lectivo, além de falarmos com o Administrador da escola – Sr. Eduardo Panão – acerca do orçamento para os placares, ultimámos os pormenores finais de maneira a iniciarmos a construção do Circuito. Assim, reunimos todo o material necessário (enchadas, pás, cimento…) e num dia extra aula – 5 de Abril, sábado – dirigimos-nos à mata da escola e demos início à construção!

Nota: Para mais informações sobre este dia extra de trabalho clique aqui
  • Dias 13 e 14 de Março

No dia 13, Mário Correia e Luís Valença concluíram a planificação dos placares, num trabalho conjunto com a nossa colega Filipa Correia. Simultaneamente, os elementos Inês Lourenço e Rui Santos acabaram o Diário de Bordo e o Relatório referente ao 2º Período, respectivamente.

No dia 14, sexta-feira, realizou-se a Auto-Avaliação.

  • Dias 28 e 29 de Fevereiro e 6 de Março

Nestes dias alguns elementos do grupo (Mário Correia e Inês Lourenço) trabalharam nos placares, em parceria com a nossa colega Filipa Correia no sentido de elaborar um esboço das figuras que vão preencher uma certa zona dos placares.

Simultaneamente, o elemento Luís Valença efectuou contactos no sentido de arranjar o material necessário à construção do circuito e o elemento Rui Santos tratou de actualizar o nosso site e de resolver aspectos técnicos.

Obs.: O elemento Rui Santos não esteve presente nas aulas nos dias 28/29 de Fevereiro devido a problemas de saúde.
Obs. 2: No dia 7 de Março (sexta-feira) não houve aula porque a turma deslocou-se a Gaia, Porto, para uma visita de estudo no âmbito da disciplina de Português.
  • Dia 15, 16, 22 e 23 de Fevereiro

Em todas estas aulas, a prioridade têm sido os placares, ou melhor, o seu design. Temos uma ideia definida do que queremos colocar em cada um, sendo que as próximas aulas vão continuar a ser a tratar disto.

Em breve um post na página principal acerca dos placares, com tudo pormenorizado.
  • Dia 9 de Fevereiro

Esta aula serviu, essencialmente, para nos ambientar-nos ao “Corel Draw”, programa que vamos utilizar para desenhar os placares a colocar no circuito. Além disso, preparámos novos conteúdos para o nosso site.

Nota: no dia 8 de Fevereiro, quinta-feira, não tivemos aula.
  • Dia 31 de Janeiro

Tratámos de actualizar o nosso site, voltámos a insistir com várias entidades (Instituto Nacional de Aproveitamento dos Tempos Livres – Inatel, Instituto do Desporto de Portugal – IDP, Instituto da Conservação da Natureza – ICN e Instituto Português da Juventude – IPJ) na tentativa de obter respostas acerca de possíveis apoios ao nosso projecto, nomeadamente, no que toca às placas informativas que constituirão o circuito.

Nota: No dia 1 de Fevereiro não tivemos aula pois foi o Carnaval na nossa escola, não havendo aulas da parte da tarde.
  • Dias 24 e 25 de Janeiro

Percorremos, mais uma vez, todo o percurso do futuro Circuito de Manutenção, marcando de forma adequada todos os locais onde vão ser as seis estações. Além disso, marcámos parte da madeira, que é necessário vir a cortar, com as medidas que pretendemos.

  • Dias 17 e 18 de Janeiro

Esta semana, tratámos de enviar o e-mail pedido pelo IDP, efectuámos a encomenda definitiva da madeira e enquanto dois dos elementos do grupo (Mário Correia e Miguel Valença) trataram de ir buscar a madeira, o resto do grupo (Rui Santos, Inês Lourenço e Gonçalo Martins) tratou de delinear/elaborar um rascunho dos placares, contendo já o que pretendemos colocar em cada um deles.

  • Dias 10 e 11 de Janeiro

Efectuámos alguns telefonemas a várias empresas com a finalidade de encontrar o orçamento mais baixo relativo à madeira necessária ao nosso trabalho. Assim, contactámos novamente a Sopreme e as Cooperativas Agrícolas de Coimbra e Condeixa e chegámos à conclusão de que, entre diversos factores, seria a Sopreme a empresa ideal com o fim de realizar a encomenda definitiva. Além disto,telefonámos ao Instituto do Desporto de Portugal (IDP) para obter mais informações acerca de um possível apoio relativo aos placares a colocar no circuito, sendo que após uma pequena conversa, ficámos de enviar um e-mail.

  • Dias 03 e 04 de Janeiro

A aula do dia 3 foi, basicamente, ocupada a tratar de assuntos relacionados com a saída que o grupo irá efectuar amanhã.

No dia 4, realizámos uma visita a uma empresa de comércio e industria de madeiras, situada na Pampilhosa, a Sopreme. Poderá saber mais sobre esta visita aqui

  • Dias 6, 7, 13 Dezembro 2007

Os elemento Rui Santos deram continuidade ao trabalho desenvolvido no nosso site e, para além disso, concluíram o Relatório de Sustentação. Simultaneamente, os elementos Inês Lourenço e Miguel Valença, em conjunto com o Prof. Nuno Costa, trataram da estrutura que cada estação apresentará.

Nota: A aula do dia 7 foi ocupada com a Auto e Hetero avaliação referente ao 1º Período.
  • Dia 30-11-2007

Continuação da elaboração do blog, no sentido de o dinamizar e torna-lo mais apelativo para os visitantes.

Começo da elaboração do relatório final do 1º período.

  • Dias 15-11-2007 a 29-11-2007

Durante estes dias continuamos a realização das tarefas previamente destinadas e descriminadas, nomeadamente:

  • Continuação da elaboração do blog, por parte do elemento Rui Santos;
  • Recolha de mais informação sobre os músculos e desenvolvimento de cada exercício, por parte dos elementos Miguel Valença e Gonçalo Martins;
  • Envio de e-mail’s para empresas e instituições que mostraram interesse pelo nosso projecto, por parte do elemento Mário Correia;
  • Elaboração do Diário de Bordo, por parte do elemento Inês.
  • Dia 9-11-2007 (o elemento Gonçalo Martins não foi ao choupal, visto ainda estar lesionado)

Realizámos uma visita ao Choupal com o intuito de recolher mais informação e tirar algumas ideias para cada estação e elaboração do circuito.

Deparámo-nos com um circuito bastante antigo, mas mesmo assim, conseguimos estabelecer ideias do que queríamos ou não fazer no nosso circuito.

Algumas informações, anteriormente, deveriam ser bastante boas mas com o passar do tempo foram-se desgastando e por isso não conseguimos ver realmente a essência de alguns placards.

Resolvemos então que o material que se vai utilizar na construção dos placards tem de ser um material bastante resistente nomeadamente ás alterações climatéricas. Foi-nos aconselhado utilizar contraplacado marítimo mas ainda não temos a certeza se será esse o material a utilizar.

Com o contraplacado ficaria provavelmente algo deste género:

dsc05581.jpg

Com outro tipo de material e um vidro ficaria assim:

dsc05532.jpg

Com isto achamos melhor utilizar o primeiro material ou um material parecido visto que queremos que o nosso circuito persista ao longo dos tempos.

  • Dia 2-11-2007

Continuação da elaboração do blog.

Endereço: desportoenatureza.wordpress.com

Início da elaboração da apresentação do projecto.

Escolha dos exercícios que vão ser realizados em cada estação.

1º Estação:Aquecimento
v s dsc05564.jpg dsc05565.jpg dsc05568.jpg
2º Estação:Saltar barreiras com cerca de 50cm de altura com os pés juntos, posteriormente transposição de barras transversais;

dsc05598.jpg dsc05599.jpg

3º Estação:Flexões e abdominais

dsc05581.jpg dsc05583.jpg dsc05570.jpg dsc05573.jpg

4º Estação:Contorne das árvores

5º Estação:Elevações

dsc05587_1.jpg nova-imagem.jpg

6º Estação:Troncos

dsc05584.jpg

  • Dia 26-10-2007

Iniciámos esta aula com a atribuição de tarefas a cada elemento do grupo e a iniciação das mesmas:

  • Rui Santos e Mário Correia: Criação de um blog com o intuito de divulgar o projecto;
  • Inês Lourenço: Estruturação do porte fólio e criação do “Diário de Bordo”;
  • Luís Valença e Gonçalo Martins: Estruturação das estações com a escolha dos exercícios a desenvolver em cada uma.
  • Dia 25-10-2007

Começámos a trabalhar no percurso, fazendo a sua medição e planificando as estações que vão conter os exercícios. Chegámos à conclusão de que é necessário abrir um trilho junto ao caminho dos “bancos da mata” como é conhecido e precisamos de alisar algumas partes do percurso nomeadamente na parte de trás do bloco do secundário.

Assim, deparámo-nos com um percurso com cerca de 1 km até ao Torreão (entrada da escola) e de 1,5 km até à cancela situada na comunidade, local do início do circuito.

  • Dia 23-10-2007

Não tivemos aula neste dia mas achámos importante relatar a reunião com o nosso Director José Lopes.

Assim, a reunião foi bastante produtiva pois o Sr. Director deu um parecer positivo ao percurso e deixou-nos completamente à vontade para qualquer eventualidade.

  • Dia 19-10-2007

Hoje definimos oficialmente o percurso com a opinião do nosso professor Nuno Costa.

Posteriormente dirigimo-nos à Sra. Isabel Curado (secretária do Sr. Director) para marcar uma reunião com o Sr. Director José Lopes para este poder avaliar o percurso definido. A reunião ficou marcada para o dia 23-10-2007, terça-feira ás 14:30.

  • Dias 28-9-2007 a 18-10-2007

Nestes dias estivemos nos computadores do nosso colégio com o objectivo de pesquisar informação sobre alguns circuitos de manutenção existentes em Portugal, de forma a angariar informações sobre exercícios, tipos de materiais a usar, sugestões, opiniões e apoios.

Completámos o nosso dia com o envio de e-mails para a Câmara Municipal de Coimbra, Junta de Freguesia de Cernache e empresas da região.

Uma vez que o nosso colega Gonçalo Martins, nº 915, fez uma ruptura de ligamentos e vai estar impossibilitado ate fins de Novembro, não vamos contar com ele até essa data para situações que envolvam esforços físicos.

  • Dia 27-9-2007

Observámos o local onde irá ser realizado o nosso projecto, mais propriamente um circuito de manutenção.

Recolhemos informação junto de um membro da administração do nosso colégio, o Sr. Eduardo, seguidamente junto de um membro da secretaria, o Sr. Joaquim e por último junto do nosso professor Nuno Costa.

Posteriormente, tirámos fotos do nosso local de “trabalho”, a mata. Seguidamente foi-nos facultada uma planta da mata do Colégio pelo Sr. Eduardo

A partir da planta delineámos um percurso provisório para o circuito.

  • Data: 20/21-9-2007 (Oficialmente o 1º dia do Dário de Bordo)

Nestes dias, formámos o grupo e reunimos opiniões sobre qual o melhor projecto a desenvolver. Depois de alguma discussão o nosso grupo pensou em desenvolver na mata do colégio um circuito de manutenção físico. Devido à mata estar totalmente inactiva, pensámos numa maneira de a fazer renascer visto que se trata de um espaço que está sub aproveitado.

Assim, ao mesmo tempo que as pessoas estão a cuidar de si próprios e do seu bem-estar físico mental, sugerimos que, com o nosso projecto, estejam também em contacto com a natureza e desfrutem do fantástico espaço que o colégio lhes pode proporcionar.

Restore Text
Restore Text
Anúncios

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: