Desporto e Natureza

Área de Projecto 12ºB – Colégio da Imaculada Conceição – 2007/2008

Porque é que o exercício faz perder peso?

O exercício faz perder peso, simplesmente, porque o corpo gasta calorias, razão pela qual é um factor fundamental associado à alimentação, quando o objectivo é emagrecer.

Gastamos calorias quando nos movimentamos, andamos, subimos as escadas, dançamos, etc. Até mesmo quando não fazemos nada, o corpo gasta calorias para manter a actividade corporal, o que se designa por metabolismo em repouso: o corpo continua a trabalhar para manter as funções vitais do organismo (digestão, temperatura corporal, funcionamento dos órgãos, etc.)

Quando emagrecemos, sentimos-nos melhor e a nossa sua silhueta adelgaça? Mas, porquê? Porque ao fazermos exercício perdemos gordura, aumentando a massa muscular, o que contribui para aumentar o metabolismo em repouso e gastar mais calorias.

Mas apesar de uma silhueta mais elegante, o peso indicado pela balança não baixa (ou aumenta um pouco). Este fenómeno é devido ao aumento da massa muscular, uma vez que esta é mais pesada que a massa gorda.

É preciso não esquecer: embora o exercício permita perder peso, é necessário continuar a praticá-lo regularmente, porque se deixar bruscamente de fazer exercício pode engordar. De facto, quando fazemos dieta, produz-se uma imediata redução da quantidade de energia gasta e, simultaneamente, ao estabilizar-se o peso num nível mais baixo, produz-se uma importante diminuição do metabolismo basal e da energia necessária à actividade corporal. É então necessário ajustar-se o equilíbrio entre a energia ingerida e a energia gasta, pois caso contrário, o peso aumenta automaticamente. Por isso, é vital não deixar de fazer exercício. Trata-se de uma regra fundamental, principalmente depois de estabilizarmos o peso e para o mantermos.

running-attitude.jpg

Volte Sempre!

 

Janeiro 12, 2008 - Posted by | Sem-categoria

6 comentários »

  1. Olá Rui (e restantes colegas)!

    Obrigada por teres adicionado, iremos fazer o mesmo.

    Já tinha estado no vosso site, através do fórum do exames.org . O projecto é interessante e o site está muito bom. Parabéns!

    Vão passando pelo nosso blog!

    Bom trabalho!

    Comentar por Ana Margarida | Janeiro 13, 2008 | Responder

  2. Olá a todos!

    Obrigada por teres adicionado! Não vamos adicionar-vos nos links porque já temos uma lista bastante vasta e ainda não temos nenhum separador dedicado a outros projectos.
    Apesar disso, não me vou esquecer de passar por cá sempre que puder. O vosso blog está muito bom e temos muito a aprender com ele! Para bem da nossa saúde! x)

    Continuação de bom trabalho,
    Ana

    Comentar por Benedita: Alter-ego | Janeiro 16, 2008 | Responder

  3. Oi! Obrigado por nos teres adicionado à tua lista de blogs! O tema do vosso trabalho é bastante interessante pois é um assunto que hoje em dia é do interesse de quase toda a gente.

    Continuação de bom trabalho 😉

    Comentar por Antena | Janeiro 22, 2008 | Responder

  4. Gostaria de saber porque gasto tanta energia e não perco peso?

    Comentar por Patricia | Julho 3, 2008 | Responder


Deixe um comentário